AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL II


A densidade de campo magnético, densidade de fluxo magnético ou simplesmente campo magnético, cuja unidade Tesla (T), é uma grandeza vetorial representada pela letra B e é determinada pela relação entre o fluxo magnético e a área de uma dada superfície perpendicular à direção do fluxo magnético. Considerando a afirmação, qual a densidade de fluxo em teslas quando existe um fluxo de 300μWb por meio de uma área de 0,0003 m²?


2,5.
 3.
1,5.
2.
 1.

Existem várias características estáticas. Uma delas é a diferença entre o valor medido e um valor de referência. A qual característica a afirmação anterior se refere?


Resposta ao degrau.
Ajuste.
Histerese.
Erro.
Tempo de resposta.

Você se depara com um catálogo de um motor que informa que o mesmo tem  2000 RPM. A sigla significa?

 


Razão por minuto
Razão por miliamperes
Nenhuma das alternativas
Rodizio por minuto
Rotações por minuto

VDTs e RVDTs podem ser usados para medir a posição e deslocamento através de:
Assinale V (Verdadeiro) ou F (Falso):
(    ) Pressão.
(    ) Choque.
(    ) Capacitância.
(    ) Indutância.
(    ) Nível de líquido.
Marque a alternativa correta:


F, V, F, V, V.
V, V, V, F, V.
V, V, F, F, V.
V, F, F, V, V.
V, F, V, V, F.

Independentemente do tipo de encoder a ser utilizado, este tem que enviar os pulsos ou os valores de contagem através de um circuito eletrônico de saída do sinal, para que a posterior interpretação dos dados seja feita por uma placa de um PLC, CNC, robô, ou até mesmo circuitos dedicados com microcontroladores. A tendência é a utilização de encoder, com saída para rede fieldbus. Das alternativas abaixo, qual não se encaixa no padrão fieldbus?


Device Net.
WLAN.
Interbus.
CAN.
Profbus.

Sabe-se que existem vários sensores atualmente no mercado. Suponha que em um congresso o palestrante está discursando a respeito de sensores óticos, e ao final da palestra, uma pessoa da plateia faz a seguinte pergunta: Quais os componentes de um sensor ótico? A resposta correta dada pelo palestrante seria:


Emissor e receptor.
Potenciômetro e um LED.
Bobina e um tiristor.
Resistência, válvula e diodo.
Termostato, diodo e uma chave.

O sensor óptico de detecção por reflexão difusa possui algumas desvantagens em relação aos sensores opticos retroreflexivos e do tipo barreira. Dentre as alternativas listadas, qual é a que representa uma VANTAGEM do sensor optico difuso em relação aos outros tipos de sensores opticos?

 


Possuir alimentação universal, podendo ser alimentado com sinais AC e DC ao mesmo tempo.
Identificar objetos de todas as cores, principalmente objetos com alta absorção de luz e baixa reflexão, como acontece com objetos negros.
Possibilitar o ajuste de precisão da posição de detecção do material ou objeto.
Possuir o emissor e receptor em um mesmo dispositivo e não necessitar de elementos adicionais de reflexão do feixe.
Conseguir identificar objetos a longas distâncias.

Na indústria geralmente são utilizadas as seguintes lâmpadas: fluorescentes e incandescentes, à vapor de sódio, à vapor de mercúrio, sendo utilizadas nas áreas de processo da indústria e em alguns locais externos.

Em um circuito de iluminação onde passa uma corrente nominal de 30 A, considerando o fator de agrupamento FCA = 0,70, dispostos em um ambiente com temperatura de 30ºC, verifique a corrente corrigida para inserir no projeto:

 


75 A.


25 A.


53 A.


43 A.


40 A.

Em circuitos de corrente alternada (CA) puramente resistivos, as ondas de tensão e de corrente elétrica estão em fase, ou seja, mudando a sua polaridade no mesmo instante em cada ciclo. Quando cargas reativas estão presentes, tais como capacitores ou condensadores e indutores, o armazenamento de energia nessas cargas resulta em uma diferença de fase entre as ondas de tensão e corrente. Uma vez que essa energia armazenada retorna para a fonte e não produz trabalho útil, um circuito com baixo fator de potência terá correntes elétricas maiores para realizar o mesmo trabalho do que um circuito com alto fator de potência.

(Disponível em: <http://www2.aneel.gov.br/biblioteca/downloads/livros/REN_414_2010_atual_REN_499_2012.pdf>. Acesso em: 09 ago. 2016.)

 

A capacidade de condução de corrente de um projeto de sistema elétrico industrial é de 95A, consumido pelo equipamento trifásico. Sabendo que a potência do equipamento é 35 kW, rendimento =85% e a tensão de linha de 380V, verifique o fator de potência desse equipamento:


80%.


35%.


65%.


55%.


60%.

Quando um motor é acionado, ele precisa vencer o efeito de inércia das partes girantes que incluem: o rotor, a carga acionada e o sistema de redução. O rendimento irá depender da necessidade de ajustar a potência à velocidade do sistema motriz. Entretanto, parte da potência que o motor fornece à transmissão mecânica é consumida pelas perdas internas por conta do atrito (efeito Joule e ruído).

Um motor monofásico fornece uma potência útil de 1 kW, absorvendo da rede uma potência de 1,5 kW, qual o rendimento desse motor?


60%.


 80%.


70%.


65%.


66%.

Páginas: 123456